22 junho 2021

TERÇO MISSIONÁRIO


O TERÇO MISSIONÁRIO 

O TERÇO MISSIONÁRIO é uma oração simples e popular. Saudamos e louvamos Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, de forma carinhosa e confiante. Por ser uma oração simples todos podemos reza-la. Rezando o Terço, tornamo-nos discípulos de Jesus Cristo, com Maria e nos dispomos, como Maria, pela força do Espírito Santo, a realizar a missão de Jesus Cristo, o enviado do Pai. "A oração deve acompanhar os passos dos missionários, para que o anúncio da Palavra se torne eficaz, pela graça divina" (RMi 78). Pela oração do Terço Missionário podemos nos encontrar com todos os povos, raças e culturas da terra. Atingimos, desta forma, os imensos horizontes da missão. Rompem-se os egoísmos e as intenções particulares, em nossas orações, para rezar pelas necessidades de todos os povos da terra. 

AS CORES DO TERÇO MISSIONÁRIO 
O bispo Fulton Sheen, quando era Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias, nos Estados Unidos, teve a ideia do "Terço Missionário". O Terço é formado de cinco dezenas. Cinco são também os continentes do mundo. Ele escolheu uma cor para cada Continente que, de alguma forma, recorda suas características. Ao rezar cada dezena pede-se por todos os que vivem nesse Continente. A originalidade do Terço Missionário é o encontro na oração com todos os povos, raças e culturas do nosso planeta. 

OFERECIMENTO DO TERÇO 
Divino Espírito Santo, iluminar nossas inteligências e nossos corações para que, ao meditarmos os mistérios da nossa redenção, possamos imitar os exemplos de Jesus e Maria anunciando a todos o grande amor de Deus para conosco. Caminhando junto com toda a humanidade, oferecemos nossas orações pela Paz no mundo, pelas pessoas vítimas das injustiças, pela santificação de todas as famílias, por aqueles que anunciam o Evangelho nos cinco continentes, pelas intenções do Papa, pelas nossas comunidades e por todo o povo de Deus para que se torne sempre mais solidário com os povos do mundo inteiro. Rainha das Missões, fazei que todas as pessoas de boa vontade se deem as mãos, superem os rancores e se tornem construtores de uma sociedade sem fronteiras, justa e solidária, para o nosso milênio. 

CREIO PAI-NOSSO AVE-MARIA GLORIA AO PAI 

MISTÉRIOS DA ALEGRIA E DO ANÚNCIO GOZOSOS (Segunda-feira e Quinta-feira) 

1º MISTÉRIO: Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora. Maria escuta através do anjo a proposta de Deus. 

Reza-se pela África cor verde, recordando suas imensas florestas verdes, a esperança de suas jovens igrejas e a alegria de suas populações. 

2º MISTÉRIO: Maria visita sua prima Isabel. O caminho da solidariedade. 

Reza-se pelas Américas cor vermelha, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, os "pele vermelhas". Também, a terra vermelha por causa do sangue derramado pelos mártires de ontem e de hoje. 

3º MISTÉRIO: Nascimento de Jesus na gruta de Belém. Ele se faz solidário da humanidade. 

Reza-se pela Europa cor branca, pelos seus povos e pelo Papa, mensageiro da Paz, o grande missionário do mundo. 

4º MISTÉRIO: Apresentação de Jesus no templo. 

Reza-se pela Oceania cor azul que lembra sua formação pelas inúmeras ilhas cercadas pelas águas azuis de seus mares. 

5º MISTÉRIO: O encontro de Jesus no templo, dialogando com os doutores da Lei. 

Reza-se pela Ásia cor amarela, das raças amarelas, berço das antigas civilizações, culturas e religiões. Na Ásia encontra-se mais da metade da população do planeta. 


MISTÉRIOS DA DOR, MAS TAMBÉM DA ESPERANÇA DOLOROSOS (Terça-feira e Sexta-feira) 

1º MISTÉRIO: Meditamos o sofrimento de Jesus no Jardim das Oliveiras.  Reza-se pela África - cor verde 

2º MISTÉRIO: Flagelação de Jesus. Reza-se pelas Américas - cor vermelha 

3º MISTÉRIO: A coroação de espinhos. Reza-se pela Europa - cor branca 

4º MISTÉRIO: Jesus carrega a cruz. Reza-se pela Oceania - cor azul 

5º MISTÉRIO: Jesus morre pregado na cruz. Reza-se pela Ásia - cor amarela 

MISTÉRIOS DA GLÓRIA E RESSURREIÇÃO GLORIOSOS (Domingo, quarta-feira e sábado) 

1º MISTÉRIO: A ressurreição de Jesus. Reza-se pela África - cor verde 

2º MISTÉRIO: A ascensão de Jesus. Reza-se pelas Américas - cor vermelha 

3º MISTÉRIO: Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Maria. Reza-se pela Europa - cor branca 

4º MISTÉRIO: Assunção de Maria ao céu. Reza-se pela Oceania - cor azul 

5º MISTÉRIO: Maria coroada Mãe do céu e da terra. Reza-se pela Ásia - cor amarela 

AGRADECIMENTO 

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha das Missões, pelos benefícios que todos os dias a família humana recebe de vossas mãos. Dignai-vos, agora e para sempre, colocar-nos sob a vossa maternal e poderosa proteção. 

LADAINHA 

Senhor - Tende piedade de nós Jesus Cristo - Tende piedade de nós Senhor - Tende piedade de nós Jesus Cristo - Ouvi-nos Jesus Cristo - Atendei-nos Deus, Pai do céu - Tende piedade de nós Deus, Filho, Redentor do mundo - Tende piedade de nós Deus, Espírito Santo - Tende piedade de nós Santíssima Trindade que sois um só Deus - Tende piedade de nós Santa Maria - Rogai por nós Santa Mãe de Deus - Rogai por nós Santa Virgem das Virgens - Rogai por nós Mãe de Jesus Cristo - Rogai por nós Mãe da divina graça - Rogai por nós Mãe puríssima - Rogai por nós Mãe castíssima - Rogai por nós Mãe imaculada - Rogai por nós Mãe intacta - Rogai por nós Mãe amável - Rogai por nós Mãe admirável - Rogai por nós Mãe do bom conselho - Rogai por nós Mãe do Criador - Rogai por nós Mãe do Salvador - Rogai por nós Mãe da Igreja - Rogai por nós Virgem prudentíssima - Rogai por nós Virgem venerável - Rogai por nós 

Virgem louvável - Rogai por nós Virgem poderosa - Rogai por nós Virgem benigna - Rogai por nós Virgem fiel - Rogai por nós Espelho da justiça - Rogai por nós Sede da sabedoria - Rogai por nós Causa de nossa alegria - Rogai por nós Vaso espiritual - Rogai por nós Vaso honorífico - Rogai por nós Vaso insigne de devoção - Rogai por nós Rosa mística - Rogai por nós Torre de Davi - Rogai por nós Torre de marfim - Rogai por nós Casa de ouro - Rogai por nós Arca da aliança - Rogai por nós Porta do céu - Rogai por nós Estrela da manhã - Rogai por nós Estrela da evangelização - Rogai por nós Saúde dos enfermos - Rogai por nós Relógio dos pecadores - Rogai por nós Consoladora dos aflitos - Rogai por nós Auxílio dos cristãos - Rogai por nós Rainha dos anjos - Rogai por nós Rainha dos patriarcas - Rogai por nós Rainha dos apóstolos - Rogai por nós Rainha dos mártires - Rogai por nós Rainha dos confessores - Rogai por nós Rainha das virgens - Rogai por nós Rainha de todos os santos - Rogai por nós Rainha concebida sem pecado original - Rogai por nós Rainha assinta ao céu - Rogai por nós Rainha do santo rosário - Rogai por nós Rainha da paz - Rogai por nós Rainha das Missões - Rogai por nós Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo - Perdoai-nos, Senhor Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo - Ouvi-nos, Senhor Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo - Tende piedade de nós Rogai por nós, Santa Mãe de Deus - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo 

SALVE RAINHA 

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, degradados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. 

OREMOS 
Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que conhecendo a encarnação de Cristo, vosso Filho, cheguemos por sua paixão e cruz, á glória da ressurreição pela intercessão da Virgem Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.