03 setembro 2017

ORAÇÃO DA MANHÃ


01-SINAL DA CRUZ 

Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém 
02 – OFERECIMENTO DO DIA – 

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, Amém. Vinde, ó Deus, em meu auxílio! Socorrei-me sem demora! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Como era no princípio, agora e sempre. Amém. (Tempo pascal: Aleluia). 

Eu vos agradeço, Senhor, por esta noite que tive e porque me destes a vida. Peço-vos que eu a utilize para vos servir e vos glorificar, ó Trindade santíssima Pai, Filho e Espírito Santo, para sempre! Eu vos dedico todo este dia. Quero vivê-lo sem pecado algum. Quero respeitar as pessoas, fazer tudo o que puder por todas com que me encontrar. Ofereço-vos tudo o que eu fizer de bom em reparação de minhas ofensas e as de todas as outras pessoas, pelo papa, bispos, sacerdotes, cristãos leigos, pelos meus parentes, amigos e conhecidos, pelos doentes, necessitados, pela minha família, para que os governantes e os povos se unam para acabaram com a miséria e a injustiça, e por todas as intenções que Maria santíssima quiser aplicar e oferecer. Por cristo, nosso Senhor. Amém. 


03-HINO DA MANHà

Refeito pelo sono, Senhor, depois desta noite abençoada, eu vos agradeço e vos peço um dia tranquilo. Ficai comigo, pois sou vosso filho. As minhas primeiras palavras são para vós. Que o pecado não me perturbe e que eu vos ame como vós me amais. Sois o amor que se irradia, o princípio e o fim da ação de cada dia. Que a treva dê lugar à aurora, que a noite dê lugar ao sol. Que a luz da vossa graça afaste de mim o pecado todo o mal. Lavai-me, Senhor, das minhas faltas, pois me salvastes! Quero sempre pronunciar o vosso nome! Sou obra vossa! Que eu seja misericordioso como Vós o sois! Que eu seja piedoso para com todos e diante de vós. Quero fazer a vossa vontade e para isso a vós me abandono. confio em vós e vos adoro, ó Santíssima Trindade, ó Deus de ternura e amor, Pai, Filho e espírito Santo, a quem glorifico para sempre. Amém. 

Meu querido Anjo da Guarda, guarde-me sempre, para que eu não peque, mas sempre sirva a Deus. Quando eu morrer, conduza-me à presença de nosso Deus e Senhor! Eu lhe agradeço por tudo o que você tem feito por mim. Obrigado, meu Anjo querido. Quero unir-me sempre a você, para que louvemos, adoremos e glorifiquemos agora e por toda a eternidade ao nosso Deus e Senhor e louvemos Maria, minha querida Mãe e nossa tão santa Rainha. Amém 

04 – ATOS DE FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE. 

Meu Pai, eu creio em vós e em tudo o que revelastes, mas aumentai a minha fé. Creio que Jesus cristo é Deus e vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo. Espero que um dia eu possa estar convosco e com todos os que vos amam, e para isso eu me comprometo a cumprir a vossa vontade. Amo-vos porque nos amais com misericórdia e bondade. e porque sou amado por vós, quero amar todas as outras pessoas, incluindo as marginalizadas e desprezadas, com toda a generosidade que me é possível. E perdoo de coração todas a ofensas possa ter recebido. Amém. 

05 – ORAÇÃO DO ABANDONO - 

(Do Beato Carlos de Foucauld). 

Meu Pai, a vós me abandono. Fazei de mim o que quiserdes. o que de mim fizerdes, eu vos agradeço. Estou pronto para tudo, aceito todas as coisas, contanto que a vossa vontade se faça em mim e em todas as vossas criaturas, não quero outra coisa, meu Deus. Entrego a minha vida em vossas mãos. Eu vô-la dou, meu Deus, com todo o amor de meu coração, porque eu vos amo e porque é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me em vossas mãos sem medida, com infinita confiança, porque sois meu Pai. 


06 – COMUNHÃO ESPIRITUAL 

Senhor Jesus, eu vos abro as portas da minha vida. Como agora não posso receber-vos em comunhão, vinde ao menos espiritualmente no meu coração. Perdoai meus pecados, purificai-me. 


07–ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO 

1ª-MAIS CURTA, A TRADICIONAL 

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do espírito santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo nosso Senhor. Amém. 

2ª- Do opúsculo de Dom Frei Eduardo, OFM, 1945- os Sete Dons. 

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do TEMOR DE DEUS, para que eu sempre me lembre com suma reverência e profundo respeito da vossa divina presença, sempre leve a sério a presença da Santíssima Trindade em minha vida, e tenha horror ao pecado. 

Concedei-me o dom da PIEDADE, que me tornará delicioso o trato convosco na oração, e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, a Maria Santíssima como a minha Mãe, e a todas as pessoas como a seus irmãos em Jesus Cristo. 

Concedei-me o dom da CIÊNCIA , para que eu conheça cada vez mais a minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da vida eterna, e para que sempre veja claramente as ciladas do maligno, para poder evitá-las. 

Concedei-me o dom da FORTALEZA, para que eu, sem medo de nada, fuja do pecado, pratique a virtude com fervor, e sofra com paciência e com alegria de espírito os desprezos, os prejuízos, perseguições e tudo o que eu não puder evitar, e mesmo a própria morte, antes que renegar por palavras e obras ao amabilíssimo Senhor e Salvador nosso, Jesus Cristo. 

Concedei-me o dom do CONSELHO, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolha o que mais vos agrada, e siga em tudo a vossa divina graça e, com bons e caridosos conselhos, socorra ao próximo. 

Concedei-me o dom da INTELIGÊNCIA, para que, iluminado pela luz celeste de vossa graça, bem entenda as sublimes verdades do Evangelho de Jesus Cristo, assim como a doutrina da Igreja. 

Concedei-me o dom da SABEDORIA, a fim de que eu cada vez mais goste das coisas divinas e, abrasado no fogo do vosso amor, prefira com alegria o caminho do céu a tudo o que é pecado, e me uma para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém. 


08- GLÓRIA DA MISSA 

Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o santo, só vós sois o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém. 

Para rezar os salmos e a leitura breve da manhã, use este link: Site Liturgia das Horas

Para rezar os salmos das 9, 12 e 15 horas, use os nossos salmos, em linguagem direta, programado para uma semana.