02 abril 2015

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO


 ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

1ª-MAIS CURTA, A TRADICIONAL

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor! Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do espírito santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo nosso Senhor. Amém.

- Do opúsculo de Dom Frei Eduardo, OFM, 1945- os Sete Dons.

Ó Espírito Santo, concedei-me o dom do TEMOR DE DEUS, para que eu sempre me lembre com suma reverência e profundo respeito da vossa divina presença, sempre leve a sério a presença da Santíssima Trindade em minha vida, e tenha horror ao pecado.

Concedei-me o dom da PIEDADE, que me tornará delicioso o trato convosco na oração, e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, a Maria Santíssima como a minha Mãe, e a todas as pessoas como a seus irmãos em Jesus Cristo.

Concedei-me o dom da CIÊNCIA , para que eu conheça cada vez mais a minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da vida eterna, e para que sempre veja claramente as ciladas do maligno, para poder evitá-las.

Concedei-me o dom da FORTALEZA, para que eu, sem medo de nada, fuja do pecado, pratique a virtude com fervor, e sofra com paciência e com alegria de espírito os desprezos, os prejuízos, perseguições e tudo o que eu não puder evitar, e mesmo a própria morte, antes que renegar por palavras e obras ao amabilíssimo Senhor e Salvador nosso, Jesus Cristo.

Concedei-me o dom do CONSELHO, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolha o que mais vos agrada, e siga em tudo a vossa divina  graça e, com bons e caridosos conselhos, socorra ao próximo.

Concedei-me o dom da INTELIGÊNCIA, para que, iluminado pela luz celeste de vossa graça, bem entenda as sublimes verdades do Evangelho de Jesus Cristo, assim como a doutrina da Igreja.


Concedei-me o dom da SABEDORIA, a fim de que eu cada vez mais goste das coisas divinas e, abrasado no fogo do vosso amor, prefira com alegria o caminho do céu a tudo o que é pecado, e me uma para sempre a Jesus, sofrendo tudo neste mundo por seu amor. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.