03 abril 2015

VIA SACRA

A cada estação rezar 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória ao Pai e a jaculatória:

NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR, E VOS BENDIZEMOS, PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REDIMISTES O MUNDO!

Rezar 1 PAI-NOSSO, 1 AVE-MARIA E 1 GLÓRIA AO PAI EM CADA ESTAÇÃO DA VIA SACRA, rezando-se após o Glória esta jaculatória:

"Nós vos adoramos, Senhor, e vos bendizemos, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo"!

1 - JESUS É CONDENADO À MORTE

Ó bom Jesus, por aquela injusta sentença de morte, tantas vezes confirmada por minhas culpas, livrai-me da sentença de eterna morte, que tantas vezes tenho merecido P.A.G

2 - JESUS PEGA A CRUZ E SOBE O CALVÁRIO

Ó bom Jesus, que voluntariamente tomastes aos ombros a pesadíssima cruz, fabricada pelos meus pecados, fazei-me conhecer a gravidade deles, para que os chore e deteste enquanto eu viver. P.A.G.

3 - JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ

O enorme peso de minhas culpas vos fez cair, ó bom Jesus, de baixo de vossa cruz. Eu as aborreço e detesto; peço-vos perdão e a graça de não vos tornar a ofender daqui para o futuro. P. A.G.

4 - JESUS SE ENCONTRA COM SUA MÃE

Aflitíssimo Jesus! Virgem dolorosíssima! Se, por minhas culpas passadas, tenho sido a causa de vossas penas e de vossas dores, espero, com o auxílio divino, que não será assim no restante de minha vida, mas fielmente vos amarei até à morte. P. A.G

5 - JESUS É AJUDADO POR SIMÃO CIRINEU

Ó que afortunado foi o Cireneu, amado Jesus, que vos ajudou a levar a vossa cruz! Também eu serei feliz se vos ajudar a levá-la, sofrendo, paciente e voluntariamente, as cruzes que, no decurso de minha vida, me enviardes. Vós, porém, bom Jesus, concedei-me para isto a vossa graça. P. A.G

6 - JESUS SE ENCONTRA COM A VERÔNICA

Benigníssimo Jesus, que vos dignastes imprimir o vosso santíssimo rosto naquele pano com que a Verônica vo-lo enxugou; imprimi, Senhor, eu vos rogo, na minha alma, a contínua memória de vossas acerbíssimas dores. P. A.G

7 - JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ

As minhas repetidas culpas vos fizeram cair em terra novamente, ó bom Jesus. Ajudai-me, Senhor, a pôr em prática os meios eficazes par anão tornar a recair nos meus pecados. P. A.G

8 - JESUS ENCONTRA AS PIEDOSAS MULHERES

Ó bom Jesus, que consolastes as piedosas filhas de Jerusalém que choravam ao ver-vos tão atormentado, consolai a minha alma com vossa misericórdia, na qual somente quero confiar e à qual prometo sempre corresponder. P. A.G

9 - JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ

Pelos tormentos por vós sofridos, ó bom Jesus, ao cairdes pela terceira vez em terra, sob o peso da cruz, peço-vos que façais com que eu não torne a cair em pecado. Sim, amado Senhor, quero antes morrer do que tornar a pecar. P. A.G

10 - JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES

Ó bom Jesus, que fostes despojado de vossas vestes e amargurado com fel; despojai-me do afeto às coisas terrenas e fazei-me que evite tudo o que é mundano e pecaminoso. P. A.G

11 - JESUS É PREGADO NA CRUZ

Por aquelas angústias que provastes, ó bom Jesus, ao serem vossas mãos e pés cravados na cruz com duros cravos, fazei com que eu crucifique sempre o meu corpo, evitando todo tipo de pecado, e o meu espírito, numa mortificação contínua e perfeitamente cristã. P. A.G

12 - JESUS MORRE NA CRUZ

Ó bom Jesus, depois de três horas de tormentosa agonia, expirastes na cruz por nosso amor: fazei que eu morra, antes que torne a cair em pecado. E se me cumpre ainda viver, viva só para vos amar e fielmente vos servir. P. A.G

13 - JESUS É TIRADO DA CRUZ E COLOCADO NOS BRAÇOS DE SUA MÃE MARIA SANTÍSSIMA

Ó Maria, Mãe dolorosíssima, que espada de dor transpassou o vosso coração, ao verdes morto, em vossos braços, Jesus, vosso adorado Filho! Alcançai-me, Senhora, que sempre eu deteste o pecado, causa da morte de Jesus e de vosso tão grande sofrimento, e que no futuro viva como verdadeiro cristão para poder salvar a minha alma. P. A.G

14 - JESUS É COLOCADO NO SEPULCRO

Ó bom Jesus, quero estar convosco, como se eu mesmo tivesse sido morto; mas, se determinais que eu viva, quero viver só para vós e gozar convosco no céu os frutos da vossa Paixão e Morte dolorosíssima. Amém. P. A.G

15 - JESUS RESSUSCITA GLORIOSO.


Ressuscitastes, Senhor, depois de tanto sofrimento e da morte tão cruel. Dai-me consciência de que eu também vou ressuscitar um dia, e por mais difícil que seja minha vida, saiba que tudo é passageiro e, se eu perseverar no vosso amor, terei a eternidade para ser feliz convosco no paraíso. Amém. P. A.G

Pode-se cantar:

Vitória, tu reinarás! Ó cruz, tu nos salvarás! (bis).

OREMOS:

Ó Deus, que pelo precioso Sangue de vosso Unigênito Filho quisestes santificar o estandarte da Cruz vivificante; concedei que os que na honra da mesma santa Cruz se alegram, alegrem-se também sentindo por toda parte a vossa proteção. Pelo mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Depois da Via Sacra, rezar 1 Pai-nosso, 1 Ave-maria e 1 Glória ao Pai pelo papa e pelas necessidades da Igreja, a fim de lucrar as indulgências anexas a esta devoção. Pode-se rezar também o Creio.
Faça a Via Sacra diariamente, mas sobretudo às sextas-feiras às 15 horas.