02 abril 2015

ORAÇÃO DA POUSTINIA - 01




LIVRO ALMA DA MINHA VIDA,
CATHERINE DE HUECK DOHERTY, fundadora da MADONNA HOUSE - N. 1901  - M 14/12/1985

Edições Loyola, 1987, tradução e apresentação do PE. Heber Salvador de Lima, SJ, Goiânica, 28/08/86.



INTRODUÇÃO

-A oração é algo tão simples!
-Se nos dirigirmos a Deus como uma criança busca o seio materno, isto será oração!
-Dois namorados não complicam sua conversa com fórmulas. Não precisam de muitas palavras para se comunicarem e se aprofundam no conhecimento mútuo.
- O clamor provocado pela solidão é uma prece!
-A oração é amor. Amor expresso no silêncio e em palavras. É o ponto de encontro nosso com Deus.

1-        APAIXONAR-SE POR DEUS

A oração é a expressão do nosso amor para com Deus.
-“Senhor, eu vos amo por todos os que não vos amam” = repetir isso sem cessar.
-Meditação é a contemplação de Jesus.
-O silêncio, no princípio, é cheio de “ruídos” internos, mas aos poucos se intensifica e reflete Deus.
-não importa o posicionamento do corpo. Assimilar esse reflexo do infinito e perder-se e esquecer-se em Deus! Lentamente. É o próprio Deus quem nos “suga”.
-repetir a mesma palavra, como por exemplo, “Jesus”.
-Fechar todas as portas e janelas do corpo.
-Enamorarmo-nos do crucificado!
-Se nos apaixonarmos por Deus, também nos apaixonaremos pelos feios, cansados, doentes, os que não inspiram confiança, os viciados em tóxicos, os assassinos e todos os marginalizados.

2- REZAR É ARRISCAR-SE

-POUSTINIA – “deserto, solidão”
- A oração deve levar-nos à entrega total.
- Os cristãos não estão vivendo o evangelho, não estão seguindo Jesus Cristo.
- Não podemos querer contemporizar com alianças impossíveis!
- Como os magos, a oração é olhar para o céu buscando a estrela... oferecer-se a Deus como dom total.

3- SEGURA NA MÃO DE DEUS!

Segure na mão de Deus e fale com ele em qualquer tempo, em qualquer hora (Lucas 18,1) “sem cessar”. O importante é não largar a mão de Deus, mesmo quando estamos em silêncio ou fazendo outras coisas.
“Fazer nossas ações de cada hora, enquanto seguramos a mão de Deus e pensamos no bem dos outros”.
- A missa é um encontro especial com Deus.
- A liturgia das Horas deve também fazer parte de nossa vida de oração. Os salmos são sempre atuais.
-A Hora Santa ( Mateus 6,6: “Entre em seu quarto e feche a porta”). Podemos transformar o nosso próprio quarto numa Poustinia  (=lugar deserto).
- Expor de modo simples e humilde as nossas necessidades. Não usar muito palavreado.
-Esquecer-se de si e fixar-se nas necessidades dos outros. Fugir da oração eu-me-mim.
- Enfim, rezar sempre... o tempo todo!

4- REZAR É TRANSFORMAR-SE EM ORAÇÃO

-Pe. Edward Farrell diz que a oração é uma fome.
-A oração vocal e a meditação são passagens que ela teve na vida, mas que dirigiu-a à contemplação.
-Com a contemplação, diz Catherine: “minha vida ficou diferente. Era como se o Senhor em pessoa estivesse ao meu lado, explicando-me as coisas divinas (...) Eu me senti “perdida em Deus”, eu me transformei em oração, minha mente mergulha no meu coração “.
- Os deveres continuam o mesmo! Fazer “cada coisa por amor de Deus e como expressão de sua vontade”.
- Oração é sofrimento: é com-paixão. Partilhar do sofrimento alheio. Participar também da alegria alheia: “De repente você está dançando no meio da noite e sentindo que Deus está dançando com você!”
- Momentos em que se sente vazio: “O que estou fazendo aqui?” Experimenta a inutilidade da vida, cheia de tentações, dúvidas... “Pois é então que você se transforma em oração para todos os que hesitam na caminhada e duvidam na fé”.
- A oração é um movimento, um impulso do coração.
- rezar é estar continuamente na presença de Deus. Quando não conseguimos rezar, ele reza por nós (Rom 8,26).
- A Encarnação de Jesus tornou, as coisas simples da vida, em sacramentos da presença de Deus em nossa vida. Por exemplo, o que é o Batismo? A água jogada na cabeça... coisa simples, mas que nos leva ao infinito!
- Evangelizar com a vida!

5- A MÚSICA DO PASTOR

- Nossa fé é o seguimento da flauta do Bom Pastor.
- Amém quer dizer assim seja, aceito, seja feita a vossa vontade.
-Aleluia significa exultação, a alegria que vem desse amém, mesmo doloroso.
- Só se pode viver a realidade e o sentido profundo dessas duas palavras se não tiver espírito de oração que nos leva a nos convencer do que Jesus disse: “sem mim nada podeis fazer”.
- Eu não sou nada! Enquanto rezo eu me vejo como num espelho, vendo meu reflexo como imagem de espelho, vendo meu reflexo como imagem de Deus.
- Sou apenas um pecador que está sendo salvo e que pode cair em pecado a qualquer momento! Isso me assusta e é “nesse momento que a oração se transforma nessa necessidade básica de minha vida”.
- O caminho que nos leva a Deus é sofrido (Mt 16,24: Tome sua cruz...)
- A união com Deus só se dá com o generoso e total despojamento de nós mesmos. Quem  perseverar até o fim é que será salvo (Mt 10,22)
- Essa união com Deus é custosa e exige sofrimento (Compara com a mãe que sofre para gerar e criar o filho, mas esses sofrimentos só fazem fortalecer o amor entre eles).
- Aí só podemos dizer uma frase: “Ajuda-me, Senhor!”
- Como nos “Cânticos”, Deus às vezes se esconde e o desejamos mais ainda.
- “Jogar para fora e para longe tudo aquilo que impede o alojamento de Deus por nós (...) É dentro de nós e não fora que se encontram as maiores muralhas erguidas contra a entrada de Deus (Mt 15,11= o que sai pela boca e não o que entra que nos torna impuros).
- O despojamento interior é como uma vassoura que varre para fora do coração tudo quanto impede a nossa união com Deus.
- Sentir a presença de Deus em mim já é o paraíso (Dt 30,11-14).

6-        FOGO E LÁGRIMAS

-“Faço minhas orações contemplando imagens sacras e mesmo postais que mostram flores, paisagens, com uma mensagem. Ontem encontrei um desses que falam da oração como “sangue e lágrimas”.”
- Eu prefiro “fogo e lágrimas”. Fogo: a chama do amor de Deus. Lágrimas: de arrependimento e de gratidão.
- Só se não ficarmos na periferia da vida, mas olhando bem no fundo de nós mesmos é que descobriremos essa modalidade de oração.
- Se processa na solidão, na tranquilidade e no silêncio!
- Tentamos dizer a Deus que o amamos e que nosso coração está abrasado de amor por ele e que muitas vezes choramos de alegria pelo fato dele ter vindo a este mundo visitar-nos e salvar-nos. Deus escuta o nosso “balbuciar”.
- Deus só aceita oque é real, não um nosso “eu” fictício. Se tentarmos ser algo que não somos, nossa oração não será ouvida.
- Eterno blá-blá-blá. Não amamos nem a nós mesmos, nem aos amigos, quanto mais aos inimigos!
- “Cada vez que nossa oração sobe ao céu desligada do sofrimento, da fome do terceiro mundo, dos oprimidos e explorados da América Latina, dos problemas da Igreja nesses (e nos outros países), essa prece é água de repuxo! Não pode chegar ao céu. Cai mesmo!
- (aqui ela fala do nosso relacionamento com os irmãos, como dizer a verdade que eles precisam ouvir e que devemos dizem com amor e estarmos abertos também para ouvir o desabafo do outro. Nunca esconder os nossos sentimentos em relação aos outros).
- O pior inimigo pode ser você mesmo! Admitir sempre a própria verdade! Perdoar sempre e pedir perdão! Não é fácil dizer a verdade e não é fácil confiar!

7- O ESPÍRITO DE ORAÇÃO

-A Trindade habita em nós. Sacudir em nós o sentimento de culpa.
- Jo 14, 23- “ Se alguém me mama, nós viremos a ele e faremos nele nossa morada”.
- Deus não nos ama porque NÓS somos bons, mas porque ELE é bom.
- O oceano inteiro está dentro de nós, mesmo que o Espírito Santo nos inspire apenas gotas de água de pensamentos e inspirações.
- Minha oração diária torna-se uma “jornada diária para dentro”. Depois de “tocar” em Deus, vou tocar em você com o máximo respeito.
- Quando Deus nos chama para algum a atitude, alguma fundação, algum ato, podem crer que lá vem sofrimento! E temos medo disso!
- “Senhor, ajuda-me a seguir avante em qualquer direção que me queiras conduzir”!
- A aridez faz parte da oração, da “jornada para dentro”.
- Oração é “contato com Deus”. Para isso temos que quebrar nossos “ídolos”.
- Temos que parar de enganar a nós mesmos, escondendo nossa verdadeira face, nosso “eu autêntico”. Nunca mostrar o que não somos.
- Para Deus “pouco importa que você seja imperfeito. O que ele deseja é que você entre dentro da chama que ele veio trazer à terra (Lucas 12,43).”.

8-  ORAÇÃO E VONTADE DIVINA

- Dá-me arrepios ouvir pessoas dizendo que Deus lhe disse isto e aquilo, que devem ir ou não para lá ou ficar aqui...
- Deus nunca nos manda fazer o que quer que seja de acordo com nossas próprias sugestões e interesses pessoais.
- Isso só é válido quando o assunto for de inegável alcance e valor para a glória de Deus e bem do próximo.
- Não é válido deixar compromissos e deveres sem que alguém nos substitua, para fazer outra coisa que achamos ser vontade de Deus.
- Década de 30: “Poustinia de rua e de mercado” – Ela queria dar tudo aos pobres e ir viver sozinha entre eles. Pediu orientação de muitos padres, que a dissuadiram dessa ideia. Só algum tempo depois que um bispo lhe deu permissão para isso (Neil Mcneil, de Toronto). Ela obedeceu tanto aos padres (pelo não) como ao bispo (pelo sim). “Nunca desobedeci a um bispo.”.
- Fala sobre a obediência. É pela obediência a Deus que se chega à paz. Sempre se perguntar se se está fazendo sua vontade.
- A “Madonna House” está construída sobre essa pedra fundamental: OBEDIÊNCIA À SANTA IGREJA!.
- “ Não consigo separar a oração da obediência”!
- Não é agradável a Deus lhe pedirmos só pensando em nossas próprias necessidades e conveniências.
- Nossa tendência é sempre a de pedir a Deus o que desejamos, em vez de pedir o que que quer.
- É muito importante verificar se estamos nos movendo a favor ou contra a vontade divina.
- Sempre pedir ajuda a um diretor espiritual
- “O Senhor não está na agitação” (1 Reis 19,11).
- Barulho da agitação interior, a cacofonia dos desejos, afeições e apegos desordenados. Para falar-nos, ele nos leva à paz, ao silêncio, à solidão da meditação e a da contemplação. “Leva-la-ei à solidão e aí lhe falarei ao coração “ (Oséias 2,14).
- Para fazer a vontade de uma pessoa com prazer, é necessário amá-la.
- “Onde há amor não existe sofrimento e, se houver sofrimento, este se tora amado”.